quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Como amamentar?

O bebê deve abocanhar toda a aréola, isto evita rachadura e o melhor esvaziamento dos seios.
A sucção adequada no seio materno também proporciona um bom desenvolvimento da face, bochechas, língua, lábios e, conseqüentemente das funções de sucção, respiração, deglutição e da fala.
Alternar os seios após o esvaziamento total da mama, para que o leite seja todo ingerido e que a mama produza em maior quantidade.
A troca de lado das mamas adequada, também possibilita a estimulação da "audição", ora à esquerda, ora à direita, expondo o bebê a determinados sons (fala, som ambiente), verificando-se o seu desenvolvimento auditivo.
Amamente sempre que o bebê tiver fome, livre demanda.
Use sutiã de algodão e de alças largas para que promova sustentação e use também durante a noite.
Faça massagem circular no seio para ajudar na saída do leite.

Posição: A posição deve ser a mais confortável, se possível sentada, com apoio nas costas e, se necessário, nos braços a fim de evitar tensões. O bebê deve estar com a cabeça mais elevada que o corpo, "barriga com barriga". Esta posição além de favorecer o vínculo, previne o aparecimento de dor de ouvido (otite), já que o leite pode ir para a orelinha quando o bebê está deitado.

Não deixe de conversar com seu filho durante amamentação, começando a reconhecer e valorizar as formas de linguagem que ele já começa a apresentar, como o choro, o sorriso, caretas, movimentos corporais.

Créditos: Hospital e Maternidade Neomater

Nenhum comentário: