terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Ultrasson



É muito importante acompanhar toda a gestação com um médico de confiança e principalmente realizar todos os exames solicitados. Um dos exames que nós dá maior noção sobre o desenvolvimento do feto são os ultrassons, que são pedidos geralmente desde a descoberta da gravidez até alguns momentos antes do parto.
No início, o ultrasson transvaginal é o exame que permite ver as condições do útero e do feto, ainda muito pequeno, mas ainda assim pode ser ver a pequena sementinha. Meu primeiro ultrasson da gravidez do Davi, foi com cerca de 4 semanas.
Com cerca de 15 semanas já é possível fazer o ultrasson externo, pela barriga da mamãe e ver a formação dos bracinhos, pernas e alguns órgãos internos.
Em média, cada gestante faz cerca de 3 a 4 ultrassons durante toda a gestação, incluindo o Morfológico Fetal, mas é claro que isso vai depender de cada caso.
Na minha primeira gestação, até o 7º mês fiz apenas 3 ultrassons (incluindo um transvaginal), já na segunda fiz mais de 10 devido aos traumas da experiência anterior e também porque logo no início tive um descolamento de placenta, que graças ao exame foi detectado logo no início o que me fez ficar de repouso já no primeiro mês de gestação.
Eu aconselho a todas as mamães que em caso de dúvidas, insegurança ou seja lá o que for, não tenham receio de solicitar esse exame ao seu médico.