quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Curso de gestante

Algumas pessoas me perguntam sobre o Curso de Gestante e eu vou logo dizendo: "Façam". Sem dúvida é uma experiência muito boa para quem quer curtir cada fase dessa nova experiência e sim, explica muita coisa que a gente não sabe e torna ainda mais simples até mesmo as coisas que a gente acha óbvia.
É bom conhecer pessoas que estão na mesma situação que você, trocar idéias, experiências, medir barrigas e comparar (toda grávida e mãe adora comparar (risos), é normal).
Com 27 semanas comecei um curso de gestante em um hospital na cidade de Santo André, achei fraco e o horário era ruim para o meu esposo. Troquei, fiz um pelo hospital Neomater em São Bernardo do Campo e recomendo, além de ser a noite, ainda servia um lanchinho muito gostoso. Foram 4 dias de curso com as mamães e os papais, mas hoje em dia são aos sábados e é bom se informar logo no início da gestação, pois em alguns hospitais, esses cursos são realizados 3 ou 4 vezes ao ano, somente.
Preciso da ajuda de vocês: Vou tentar postar no próximo post, uma relação com alguns lugares de oferecem esses cursos, por favor contribuam.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Como calcular o tempo de gravidez?

Para saber de quanto tempo você está, se usa sempre a data do primeiro dia da sua última menstruação e não o dia provável da concepção. Usando essa data como referência os médicos conseguem avaliar o desenvolvimento do feto pelas medidas apresentadas no exame de ultrassonografia.
Caso você não se lembre dessa data, o médico também irá utilizar os exames de ultrasson para ter uma base.
A gestação é contada pelos médicos em semanas e isso geralmente confunde algumas mamães. Isso é feito pois os dias da semana são precisos (sempre 7), já os dias do mês não (29,30,31).
Para facilitar na hora de contar para alguém de quantos meses você está, a cada 4 semanas conte 1 mês, lembrando que os 9 meses se completam no final da 4ª semana do 9º mês e não no início.
Se você fizer as contas:

9 (meses) x 4 (semanas) são 36 semanas
10 (meses) x 4 (semanas) são 40 semanas

Os médicos aconselham o nascimento à partir da 38º semana e até no máximo as 41º semana, de acordo é claro, com a avaliação de cada mãe e bebê.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A volta ao trabalho X Amamentação

Procure dar o leite a vontade enquanto estiver com seu bebê. Retire o leite manual e coloque em recipiente esterelizado e tampado, dessa maneira ele poderá ser guardado na geladeira por 24 horas e congelado por até 15 dias.
Para oferecer ao bebê, aqueça em banho maria.

Crédito: Hospital e Maternidade Neomater

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Teste de gravidez

A forma mais utilizada pelos médicos para detectar se você está ou não grávida é o exame de urina (geralmente o primeiro da manhã), popularmente conhecido com Bhcg (Beta h c g). Pode ser solicitado também um exame de sangue, para verificar a presença do hormônio hcg.
Em casa é possível fazer os conhecidos testes de farmácia, que na minha opinião não tem um bom custo x benefício pois sempre a levará a procurar um médico se a menstruação continuar atrasada. Veja bem, se der negativo você vai ficar pensando que o teste deu errado ou que tem algum problema de saúde e se der positivo também vai correr para o ginecologista para ver se é verdade.
Na dúvida, procure sempre seu médico!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Primeiras medidas

As primeiras medidas a serem tomadas são as suas. Isso mesmo, passar com um ginecologista desde a chegada da notícia é essencial. É no pré-natal que, além de outras coisas, ele vai acompanhar a medida da sua barriga, o seu peso inicial, sua pressão arterial, entre outros números relacionados à urina, sangue etc., para isso deve lhe dar solicitações de exames básicos. Seu médico deve lhe dar um cartão com todas essas informações que serão atualizadas mensalmente (ou de acordo com o seu médico) e que deve andar com você na sua bolsa para onde for, para que em qualquer emergência, qualquer médico saiba o seu histórico. Além disso, exija os números de telefones de seu médico, do consultório, celular e até da casa se for necessário. Muitas vezes ficamos sem graça de fazer isso, mas digo por experiência própria, essa é uma medida muito importante. É claro que não vamos ligar ao médico por qualquer motivo, respeitando o seu tempo e trabalho, mas é bom sentirmos segurança desde o início. Caso ele não dê, pense bem se vale a pena continuar até o final com este profissional. É preciso lembrar também, que nem sempre todas as mamães tem convênio médico e aí, esse pedido vai se tornar mais complicado (mas não custa perguntar, ok), assim deixe anotado no seu cartão, telefone de pessoas conhecidas (pai, mãe, marido) e até mesmo do telefone do posto de saúde mais próximo.
Bom, todo o sistema de precaução está Ok? Então agora é partir pra próxima etapa. Mas se não fez a primeira consulta de pré-natal, desligue já o computador e vá agora fazer isso. :)




Clique na imagem para imprimir o cartão da gestante fornecido pelo site do Ministério da Saúde - BR

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Estou grávida!

Algumas com tanto esforço, outras nem tanto, algumas outras de surpresa, mas o fato é:
"Estou grávida! E agora o que fazer?"
É, foi assim comigo, apesar de querer muito e ter planejado, foi na primeira tentativa que conseguimos. Assim, fácil! Era para ser. Mas junto com a notícia, veio o desespero, a alegria, o choro e o sorriso, uma mistura de sentimentos inexplicáveis. Se você está nessa situação, acalme-se. A melhor fase de sua vida está por vir, pode acreditar.
Vamos aqui tentar relacionar experiências minhas, de outras mães e de pesquisas de conhecedores do assunto. Conto com a ajuda de todos vocês.
Veja o próximo post sobre o assunto: Primeiras medidas.

Se você está grávida, mande um comentário e nos deixe acompanhar a sua gestação!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Alimentação da mãe que amamenta

A alimentação da mamãe que estiver amamentando deve ser equilibrada, ou seja, conter alimentos : protéicos (leite e derivados, carnes, ovos); energéticos (farinha, massa, arroz, batata, pães); e reguladores (frutas, verduras e legumes) em cada refeição. Deve-se fazer 5 a 6 refeições por dia em pequenas quantidades mantendo horário regular, ingerir de 2 a 4 litros de água por dia. Ingerir gordura de origem animal (toucinho, banha, manteiga), sempre em quantidade moderada. Utilize alimentos ricos em fibras para evitar a obstipação intestinal, tais como: vegetais crus, principalmente folhoso, frutas (de preferência com bagaço e casca), cereais integrais (arroz, pães, aveias). Evite alimentos que possam dar gases, como alimentos ricos em ferro (carne, fígado, gema de ovo, vegetais verde-escuros, seguidos pela ingestão de frutas ricas em vitamina C como limão, laranja, acerola, cajú, mexerica. Evitar o consumo de doces, sorvetes, chocolates e molhos (mostarda, catchup e maionese). Coma devagar e mastigue bem os alimentos.

Crédito: Hospital e Maternidade Neomater

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Mamas duras e cheias

Engurgitamento

Muitas vezes, as mulheres que tem muita produção de leite em relação a quantidade consumida pelo bebê, se queixam que as mamas estão duras, cheias e que isso provoca muita dor e desconforto.
Para resolver esse problema, os médicos aconselham que se inicie a mamada pelo seio cheio e antes faça a retirada manual para que o bebê abocanhe corretamente.
Procure ficar calma nesta hora, pois seu estado psicológico influencia na descida do leite e nunca realize ordenha manual embaixo do chuveiro, pois isso estimula ainda mais a descida e vai provocar um aumento do leite.

Crédito: Hospital e Maternidade Neomater